Menu

Machismo, Feminismo e Marcha das Vadias

"Não sou feminista nem machista, sou humanista"


 Machismo
 Segundo o dicionário Michaelis, machismo é “um comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher”, ou seja, é uma ideologia, um sistema de ideias falsas que criam uma falsa verdade utilizada pelo sistema para manter a dominação e ampliar a exploração. A principal ideia é a de que as mulheres são inferiores aos homens e, portanto, não podem assumir determinadas tarefas ou ter determinados comportamentos.

 Feminismo
 Lutar por direitos iguais entre homens e mulheres em todos os aspectos, o feminismo não luta contra os homens, lutam contra um sistema de dominação do sexo.

 Humanismo
 Humanismo é uma filosofia moral baseada na razão humana e na ética, que coloca o ser humano acima do sobrenatural, de deuses, de dogmas religiosos, da pseudociência e das superstições.

 Okay, sabendo disso podemos começar. 

 Á um tempo atrás, eu li um comentário na internet que me desagradou muito, um cara (que por sinal exalava machismo) acho que simplesmente não tinha o que fazer e resolveu entrar em um site onde explicava o conceito do feminismo e desceu a boca pra xingar todas as mulheres, dizendo isso e aquilo, não poupou argumentos - inválidos - contra o feminismo. Fiquei realmente muito brava e quase que juntei meus melhores argumentos para responde-lo. Quase. Fiquei lendo e relendo o tal comentário e no final tudo o que restava era dó do pobre coitado por não fazer a minima idéia do que estava falando, ou se tinha era um tremendo de um atrasado. Pensei muito antes de falar alguma coisa para o tal sujeito e cheguei a conclusão que o homem não deve ter procurado se informar ou simplesmente não lhe foi passado o real conceito de machismo e feminismo e de como se comportar. Tudo bem, não saber sobre algo e não fazer questão de saber um pouquinho sobre, mas falar algo sobre um assunto que você mal conhece ou ouvir falar por ai e resolver brigar com todo mundo, generalizando geral, sem ao menos ter um terço de noção do que disse é pura falta de vergonha na cara.

 O tal cara (anônimo) falou também sobre a Marcha das Vadias que era uma "tremenda falta de vergonha" (com suas palavras) e todo aquele blá blá blá. Vamos voltar do começo, a Marcha das Vadias é uma forma irônica de expressar que nenhuma mulher nenhuma deve ser discriminada por querer ser livre (ou por simplesmente querer usar um short curto a noite sem ficar com medo de ser estuprada em qualquer esquina). "Ah, mas elas mostram os seios" "elas saem nuas pelas ruas", sim, elas saem peladas pela rua mostrando os seios porque é uma forma de se manisfestarem contra a erotização do corpo feminino, mas se alguém acha que num país onde mulher desfilar nua no carnaval é normal e mulher ir lutar pelos seus direitos sobre o seu corpo nua é um "desrespeito", essas pessoas são um bando de hipócritas. É a mesma coisa que dizer "não quero seis, quero meia duzia".


 Vamos esclarecer um coisa aqui, o feminismo não é um papelzinho escrito "regras de como uma feminista deve se comportar", não é regras oprimindo ainda mais, cada um cria o seu feminismo, feminismo é debate, um processo que deve ser explorado de vários ângulos, é conversa e aprender ainda mais com cada conversa. Feminismo é sobre liberdade. Não é preciso ser ativista para ser feminista.

Tem dúvidas se é ou não é feminista? Basta apenas responder as perguntas:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?

3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?

4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?

6. Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?

7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?

8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?

9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?

10. Você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

 Você respondeu sim para tudo?

 Uau! Você é uma feminista, parabéns!

 Não precisa largar mão da suas maquiagens nem parar de fazer chapinha, é uma questão de aceitar quem você é e não ser escravizada por padrões impostos á perfeição feminina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário